Em um país de muitas fomes, Valéria Machado optou por estudar, em três narrativas de épocas diversas, as configurações de algumas de suas manifestações literárias. Mais do que sobre a fome, discorre sobre quem a sente, o homem situado no tempo e no espaço em suas relações com o outro. E é nesse contexto que se articulam as relações de poder que, na maioria das vezes, determinam a fome.
Por isso mesmo, à autora deste livro, interessa verificar como fome e processo de subjetivação se articulam. O que tem a fome a ver com a (des)subjetivação? Para responder a essa e outros perguntas, Valéria estudou o jogo enunciativo dos três romances, detendo-se nas figuras dos autores e leitores da época da publicação, na composição narrativa com os papeis dos narradores, personagens no processo de espacialização e temporalização.
Assim, traçou-se a trajetória dos migrantes da seca, no livro A fome, de Rodolfo Teófilo, marcado pela mistura do discurso científico e ficcional, pelos tons realistas/naturalistas ao lado de dramas românticos. Ressaltou-se o corpo dessubjetivado pela abjeção do corpo físico dos migrantes e pelo corpo social decomposto que simbolizaria a própria nação. O caminho de Fabiano, em Vidas secas, de Graciliano Ramos, é apresentado com suas muitas ramificações, já que, mais que o ciclo da seca, interessa à autora, ressaltar, no ciclo da vida, as volutas do desejo desenhadas por Graciliano. Do romance Homens e caranguejos, de Josué de Castro, Valéria Machado, apontando para sua diversidade de perspectivas – geográfica, sociológica, antropológica e literária –, ressalta a força do sonho como elemento de resistência no ato de contar histórias.
Aliás, o que se depreende da análise dos romances efetuada por Valéria é a insinuação da fome sorrateira a permear as narrativas, metamorfoseando-se e metamorfoseando-as, o que, se por um lado, evidencia sua permanência, por outro aponta também para as formas de resistência. Assim, conclui-se pela importância da encenação da fome em suas múltiplas configurações caranguejeiras, até para alertar para o presente e o futuro vindouro, sempre no ato recursivo de contar histórias. Ao leitor, a oportunidade de partilhar da sensibilidade de Valéria Machado e dos autores estudados.
Autor(a): Valéria Aparecida de Souza Machado
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